terça-feira, 5 de janeiro de 2010

FALTA SÓ A SUA PARTE...


Participei hoje do primeiro dia de uma oficina de mosaico que acontecerá durante a semana. Esses mosaicos serão feitos pelo grupo do Projeto Jovens Lideranças Ambientais que é formado por adolescentes moradores do Conjunto Habitacional Prestes Maia em Santo André-SP, localizado ao lado da cadeia da cidade. Esses mosaicos farão parte, além dos vários espaços do conjunto, do muro que separa o chamado “cadeião” do lugar em que estes jovens moram.

Hoje houve uma aula para que eles entendam a arte do mosaico e afinem os conceitos de muro, meio ambiente e cidadania antes de colocarem a mão na massa. Foi uma bela aula com reflexões acerca dos muros que separam as pessoas. Não somente os muros físicos, aqueles podemos ver e tocar, como também os muros do preconceito e da falta de iniciativa que estão arraigados em muitos de nós.

Essa é uma iniciativa louvável que se deu com o empenho e dedicação de um casal morador deste conjunto e, com o passar do tempo e a colaboração de outras pessoas tomou forma, começou a engatinhar e agora já dá seus primeiros passos. O projeto é muito maior do que essa ação que eu estou participando, mas achei bacana colocar aqui para todo mundo ver que as grandes ações nascem pequeninas e podem crescer, é só não desanimar. Digo isso porque lidar com os seres humanos, com a diferença, com a diversidade nunca é fácil, porém é imprescindível para que haja a mudança.

Muito de meus seguidores e amigos, e gente de todo lado nos blogs em que participo sempre me perguntam: O que eu posso fazer para, de fato, mudar alguma coisa para melhor? Qual a receita, qual o projeto, qual o modelo a seguir? E se eu não tiver ninguém para me ajudar??? Eu nunca tenho a resposta ideal para cada um, mas digo que sempre há algo para se fazer. E friso: o importante não é o tamanho da ação, mas a dedicação com a qual você se dispõe a praticá-la.

Termino com uma frase que eu a-do–ro e se aplica a todos nós, cidadãos preocupados em deixar este mundão gigante um pouco melhor: “Ninguém comete erro maior do que não fazer nada porque só pode fazer um pouco”. Edmund Burke (1729 - 1797).

2 comentários:

Renata (impermeável a) disse...

Adorei! Agora tive uma percepçao ampla quando sempre em explica sobre "meio ambiente". O post é perfeito, para isto!
A oficina...... a maneira que ela acontece e porque acontece, incrível, a explicaçao sobre os muros!

Quando vou a sampa, me espanta a maneira que as pessoas tratam a cidade e suas casas... O viver em um ambiente bonito, faz tanta diferença!

parabens pelo post!

Luis Felipe disse...

Muito bem colocada sua consideração.
Não devemos realmente esperar que alguém faça alguma coisa.
Se desejamos realmente transformar nosso mundo e semear algo nos ostros devemos "arregaçar as mangas" e começar. Pedagogicamente falando, como bem coloca a Marilena Chauí, a melhor forma de ensinar é "...pula junto na piscina..."
Temos que contagiar as pessoas com o nosso exemplo e com nossa ação, se vislumbramos que a qualidade de vida das pessoas se extenda a todos os cidadãos, não somente aos que têm atributos e que colhem os frutos e regalias de parte da sociedade e que vivem em uma "democracia" porque são gente.
Podemos sim melhorar o meio com ações como esta que você relatou Hegli, e espero que ela semeie sonhos o suficiente para transformar a vida neste Conjunto Habitacional e em seu entorno direto para quiçá contagiar a outros que venham a ter contato com este projeto cultural, de vida e principalmente um belo processo pedagógico. Parabéns para a Sarah e ao Ed pelo seu entendimento de cidadania!