terça-feira, 26 de abril de 2011

FUNBEA APOIARÁ AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Foi muito emocionante participar da assembléia de fundação do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), lançado na terça-feira (05/04), em São Paulo. Estar, ouvir e conversar com as pessoas que nortearam meu caminho rumo à educação ambiental contemporânea foi um presente.

Compuseram a mesa o diretor de Educação Ambiental e Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Diniz, o professor doutor em Educação Ambiental Para Sociedades Sustentáveis da USP, Marcos Sorrentino, a coordenadora da Coordenadoria de Educação Ambiental do Ministério da Educação, Rachel Trajber, e a professora doutora em Ciências da Engenharia Ambiental da UFSCar, Haydee Torres de Oliveira, entre outros presentes importantes no cenário nacional da Educação Ambiental que puderam dar a palavra e as boas vindas ao FunBEA.

Tive até a oportunidade de “tietar” um pouco a Rachel Trajber e lhe contar que um de seus livros - Avaliando a Educação Ambiental no Brasil: materiais impressos. São Paulo: Editora Gaia. 1996 - que foi citado aqui nesse blog por diversas vezes, continua tão atual que me orienta em todas as ações de comunicação para os temas relacionados a educação ambiental desde 2003.

Pelo estatuto aprovado nesta reunião, poderão ser financiados projetos no ensino formal e não formal, processos formativos em Educação Ambiental popular e comunitária, formação e capacitação de profissionais oferecidos por instituições educativas, além de ações de interação e intervenção educativa voltadas para a sustentabilidade e a responsabilidade global. Boa notícia para todos nós que vivemos tentando convencer as pessoas que acreditar na educação ambiental e custeá-la é um investimento promissor.

Conforme artigo 4º dos objetivos do estatuto, “o FunBEA tem por finalidade captar e aportar recursos estratégicos para o fomento de ações estruturantes no campo da educação ambiental, em consonância com políticas públicas formuladas para essa área de atuação e outras questões ambientais globais conexas”. O financiamento do fundo será feito por recursos da iniciativa privada, e ações públicas e estruturantes de educação em prol do meio ambiente receberão o apoio do FunBEA que dará suporte também à aplicação da Política Nacional de Educação Ambiental.

E como foi explicado pela professora Haydee ao final, este é apenas o começo. Da fundação até a aplicação deste fundo há um longo caminho a ser percorrido. A previsão é de que agora comecem a captação dos recursos e em um anos já poderemos, conforme as diretrizes do estatuto, participar dos processos de seleção do financiamento para projetos de Educação Ambiental.

Então posso afirmar que não é um sonho, é real, eu estive lá... e agora sou sócia-fundadora do FunBEA!
Vida longa e sucesso ao FunBEA!

Nenhum comentário: